Mel Puro Cristaliza?

Quem nunca teve dúvidas sobre sobre certos tipos de alimentos?  A respeito do mel, por exemplo, há ainda muitas pessoas que não estão familiarizadas com o seu processo de cristalização, ou que erroneamente, chamam de “mel que açucarou”.

Mas afinal, o que é o processo de cristalização do mel, como e quando acontece?

Composição do Mel

A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, e que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.

O mel, além dos nutrientes que carrega, é composto, em sua maior parte por frutose e glicose, já processada pelas abelhas. A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais.

Todo o mel irá cristalizar com o tempo, porque todos tem glicose e frutose. A diferença que ocorre entre os tipos de mel é que, dependendo da sua origem floral, ela ocorrerá mais rápido ou lentamente. Quando o mel é mais claro, possui mais frutose do que glicose, então, as moléculas de glicose sofrem mais resistência para cristalizar demorando meses para cristalizar. Porém, o mel de tom escuro possui mais glicose a frutose, assim, sua cristalização ocorre em apenas alguns dias.

Influência da temperatura

O que impede que essa separação ocorra, mantendo seu aspecto fluido, é a temperatura. Se o mel é mantido a uma temperatura de 33 a 35 graus celsius, essas moléculas ficam sempre em movimento e não se separam. Porém, quando o ambiente em que ela é armazenada diminui, o processo de cristalização certamente irá ocorrer.

Assim, consumir mel cristalizado ou não, é da preferencia de cada um. Tem quem prefira o mel cristalizado, porque na forma cristalizada é mais fácil para usar em pães, torradas ou alimentos sólidos, além da agradável sensação de sentir a textura dos pequenos cristais de mel no paladar. Outros, já preferem o mel no estado fluido, para usar em frutas, bebidas, caldas, molhos, entre outros. Mas é importante citar que, fato do mel estar cristalizado ou não, não interfere na qualidade seus nutrientes, como vitaminas e minerais. Só o aspecto dele é que muda.

Porém, se desejar que o mel, que foi cristalizado, volte ao seu estado fluido, basta lembra-se que é a temperatura que faz com que ela permaneça em seu estado original. Assim, deixar a embalagem do mel submerso em água (banho-maria) por alguns minutos a uma temperatura média de 35ºC (temperatura morna bem quente), fará com que volte ao estado fluido. Portanto, nada de geladeira, OK!?

Importante: Se for descristalizar o mel, não use temperaturas muito altas, como, por exemplo, água fervente ou uso do microondas. Temperaturas muito altas irá pasteuriza-lo, e queimará seus nutrientes.

Cuidado para não ser enganado

Aqueles que acham que mel ruim, é aquele que vive estragando porque “açucarou” na prateleira ou no armário, correm um sério risco de trocar “gato por lebre”. O mercado está repleto de produtos que parecem mel, mas na verdade é amido ou açúcar derretido com aromatizante de mel. Como ele não tem a composição do mel, ele nunca irá cristalizar, porque é falso.

Outra estratégia que muitos usam para o mel não cristalizar, é pasteurizar o mel, superaquecendo ele. Assim o mel fica mais liquido e não cristaliza. Mas de que adiantaria consumir mel que é só carboidrato, sem nenhum nutriente que beneficia a saúde?

Portanto, mel de verdade cristaliza sim! É até uma maneira de certificar-se da legitimidade dele.

Disponível:https://baldoni.com.br/2018/06/21/mito-ou-verdade-entenda-o-que-e-cristalizacao-do-mel/

 

Pague com
  • Pagali
Selos

MARISTELA CARNEIRO CORNEAU DUTRA - CNPJ: 31.196.996/0001-86 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade