Meu Mel é puro?

Como posso saber se o mel que comprei é verdadeiro?

Veja 8 dicas simples para avaliar se o mel que você adquiriu é de boa qualidade ou pode se tratar de mel adulterado.

1. Teste inicial

O primeiro de todos os testes possíveis, ainda antes da compra do produto, é verificar se seu aspecto físico (mesmo que sem abrir a embalagem) e a composição informada no rótulo. A textura deve aparentar ser sempre suave e consistente. A embalagem deve conter as informações do produto, indicando se o mel é natural, qual produtor foi envolvido no processo e se há alguma certificação que garanta qualidade e capricho na produção como o selo SIF (Selo de Inspeção Federal). 

2. Teste do polegar

O teste mais simples de todos para identificar se o mel é totalmente puro é colocar algumas gotinhas em seu dedo. Se o mel deslizar no dedo como um líquido, significa que não é puro e tem adição de açúcar para preservar seu sabor. Por outro lado, se o produto não deslizar pelo dedo por ser muito espesso, você provavelmente estará diante de um produto natural.

3. Teste da água

Para realizar esse teste, basta colocar uma colher de mel em um copo com água. Se o mel for puro, permanecerá no fundo do copo, sem modificar sua consistência. Se o mel não for natural, se dissolverá na água. Quanto mais se dissolver, menos natural será o produto.

4. Teste do pão

O teste consiste em derramar uma grande quantidade de mel no pão duro e verificar o resultado em cerca de 10 minutos. Se, depois de 10 minutos, o pão tiver amolecido, isso indicará que o mel foi dissolvido em água e não é puro. Por outro lado, se o produto for puro, o pão permanecerá intacto.

5. Teste com fogo 

Em primeiro lugar, é preciso mencionar a importância de ter cautela ao usar o fogo. E o cuidado deve ser maior na hora de verificar a pureza do mel, pois se trata de um produto inflamável. Para esse teste, você deve cobrir o algodão com algumas gotas de mel. Com a ajuda de um isqueiro ou fósforo, faça com que o mel do algodão entre em contato com o fogo. Por ser inflamável, o mel puro deve pegar fogo imediatamente; se isso não acontecer, significa que o produto provavelmente é adulterado.

6. Teste do vinagre

Para esse teste, misture uma colher de mel com um pouco de água e algumas gotas de vinagre. Se o mel for puro, não ocorrerá qualquer tipo de reação; no entanto, se a mistura gerar um pouco de espuma, você estará diante de um indício de que o mel não é natural ou que foi diluído.

7. Teste do calor

Você só precisa derramar um pouquinho de mel em um recipiente e colocá-lo no calor do fogão por alguns minutos. O mel puro, sob altas temperaturas, tende a caramelizar. Por outro lado, um produto adulterado começará a gerar fumaça, fazendo a água em que estava diluído evaporar e queimando o excedente.

8. Teste do iodo

Assim como no teste com vinagre, é preciso misturar uma colher de mel com um pouco de água e algumas gotas de iodo. Se a mistura resultar em um tom escuro, a indicação é de que se trata de mel adulterado com farinha ou amido. Se não, pode ter certeza de que o mel é puro.
 

Observações:

1. Se o mel não cristaliza depois de um inverno, deve se avaliar a florada. O mel verdadeiro, com o tempo, cristaliza. O falso não.

2. O mel falsificado é mais líquido do que o real. Coloque um palito no mel e, em seguida, retire-o. O produto será verdadeiro se uma sequência ininterrupta de mel escorrer pelo palito. Se escorrer e rapidamente parar, o mel certamente será falso.

3. Coloque 1 colher (sopa) de mel e três colheres (sopa) de álcool puro em um recipiente. Aqueça esse recipiente em banho-maria. Quando estiver aquecido, mexa a mistura. Mel de verdade vai dissolver enquanto o falso vai deixar uma mancha branca no fundo do copo.

4. Coloque algumas gotas de mel em uma folha de papel.  Se ele não é absorvido pelo papel depois de um tempo, o mel é natural.  Mel falsificado contém uma grande quantidade de água e será absorvido pelo papel imediatamente.

5. Esfregue um pouco de mel nos seus dedos. Mel de verdade é facilmente absorvido pela pele. Se ela se mantém pegajosa, isso significa que ele é falso e contém açúcar ou edulcorantes artificiais.

6. Coloque um pouco de mel em um copo com água. O mel verdeiro vai formar um coágulo e cairá no fundo do copo, enquanto o falso vai se dissolver rapidamente.

7. Ponha um pouco de mel em um pedaço de pão. Se o pão ficar duro, o mel é completamente natural. Se só umedecer o pedaço de pão, é falso, por causa da grande quantidade de água na sua composição.

Pague com
  • Pagali
Selos

MARISTELA CARNEIRO CORNEAU DUTRA - CNPJ: 31.196.996/0001-86 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade